domingo, 26 de outubro de 2008

EFEITOS FILIOLÓGICOS DO TREINAMENTO ESPORTIVO

O treino produz alterações fisiológicas em quase todos os sistemas do corpo, particularmente dentro do corpo, dentro dos musculos esqueléticos e do sistema respiratório.
Essas alteraçõpes no corpo do atleta são influênciadas pela frequência, duração e particularmente pela intensidade do treinamento, os efeitos do treino são especificos para atingir os grupos musculares implicados e para o tipo de programa de treino utilizado.
A especificidade do treino e do exercício comporta duas amplas bases fisiológicas:

a) METABÓLICA
B) NEUROMUSCULAR

Os efeitos do treinamento podem ser perdidos?

Sim se não for feito uma manutenção permanente em algumas semanas tudo pode ser perdido.Os efeitos do treinamento podem ser conservado com programas de manutenção constituido por um ou dois dias de exercícios por semana.
O treinamento anterior não influência de maneira significativa a magnitude nem o ritmo de ganho dos efeitos do treino induzidos por programas subsequentes de treinos

AS ALTERAÇÕES BIOQUÍMICAS NO ORGANISMO
A) As que ocorrem ao nível tecidual, isto é, alterações bioquímicas
B) As que ocorrem sistemicamente,isto é, as que afetam os sistemas respirtório,
C) Outras alterações, relacionadas com a composição corporal, com as alterações de pressão arterial e alterações relacionadas com a aclimatação ao calor, novo ambiente de trabalho, novo grupo, novo treinador alterações pisicológicas.
AS ALTERAÇÕES AERÓBICAS.
Existem três principais adaptações aeróbicas que ocorrem no músculo esquelético, principalmente como resultados dos programas de treino de endurance ou de resistência.
O músculo começa a armazenar uma maior quantidade de MIOGLOBINA, após o treinamento. A Mioglobina é um pigmento muito semelhante a HEMOGLOBINA capaz de fixar o oxigênio por mais tempo no músculo, agindo como um depósito para o oxigênio. Asua principal função consiste em ajudar no fornecimento ou difusão do oxig~enio da membrana celeular para as mitocôndrias, onde é consumido.
MAIOR OXIDAÇÃO DA GORDURA.
Como o glicogênio a desintegração ou oxidação da gordura em CO2 +H2O com a produção da ATP na presença do de oxigênio aumenta após o treinamento. Convém lembrar que a gordura pode servir como principal fonte de combustivel para o músculo esquelético durante os exercícios de endurance. Assi sendo uma maior capacidade em oxidar gordura constitui uma vantagem definida por resultar no aprimoramento do desempenho dessas atividades. Em verdade, para determinar carga submáxima de trabalho a pessoa treina oxida mais gordura e menos carbidrato do que a pessoa destreinadda.
Durante o exercício com cargas de trabalho pesadas pórém submáximas uma maior oxidação de gordura significa menos glicogênio, menos acumulos de acido lático e menos fadiga muscular

Nenhum comentário: